top of page

APRESENTAÇÃO

 

A proposta deste evento surgiu como continuidade da vinculação do grupo GESED (Gênero, Sexualidade, Educação e Diversidade) com as temáticas da Arte, da Cultura Visual e da Educação. Desde 2010 trabalhamos com as questões que compõem os estudos em Cultura Visual e Educação, introduzindo novos objetivos e propostas de trabalho para o grupo, ancorados nas articulações com os grupos de pesquisa da Faculdade de Belas Artes da Universidade de Barcelona. Nesse percurso de investigação fomos alargando nossas análises, incluindo os jovens e suas relações com a cultura visual e com o saber, a história da arte nas escolas, as articulações entre imagens e formação docente, dentre outras. Assim sendo, nossos estudos passaram a se interessar pela relação entre Educação - cursos de formação docente e escolas - nas suas diferentes relações com as imagens e o saber, seja ele voltado para o conhecimento científico ou aquele que está direcionando a leitura, elaboração e entendimento da relação com as imagens, com as identidades.

 

Partindo do pressuposto que somos uma sociedade imagética, desenvolvemos duas pesquisas nos anos de 2012 a 2014, interessados em problematizar quais saberes são apropriados pelos jovens nessa relação com as imagens e como elas constroem saberes num processo de mão dupla. E sendo fiel à nossa trajetória de investigação, buscamos pensar isso também no campo das sexualidades. 

 

Podemos dizer que a proposta deste seminário é possibilitar a troca entre os/as pesquisadores/as desses campos de conhecimento, de maneira que teremos um panorama do que está sendo construído no Brasil no que se refere a pesquisas em Arte, Cultura Visual e Educação. O I Encontro de Pesquisadores em Arte, Cultura Visual e Educação da UFJF se pretende pequeno, mas com o objetivo de aprofundamento teórico e metodológico. Interessa-nos conhecer e intervir nas pesquisas pelos/as mestrandos/as, doutorandos/as e demais pesquisadores/as de grupos de estudos e pesquisas, assim como trabalhos concluídos de TCC e de cursos de Especialização. Queremos que o encontro seja um momento de diálogo entre as problemáticas de investigação, com as trajetórias de construção de pesquisas, com as escolhas teórico-metodológicas, com as práticas de pesquisa e sua articulação com o campo empírico. Enfim, momentos importantes na problematização da Educação em tempos de Cultura Visual, cultura da mídia e do consumo, questões atuais para o campo da Educação, que está em meio a uma cultura contemporânea da imagem, do visual, e suas relações com as identidades e o consumo. A maior parte da programação do evento será uma oportunidade de apresentação das investigações no Brasil, buscando estabelecer uma troca entre nossa realidade e aquelas trazidas pelos/as participantes.

 

É importante destacar também que organizar um evento com esse objetivo significa dar lugar às diferentes perspectivas teórico-metodológicas que compõem essas articulações entre Arte, Cultura Visual e Educação. Muito embora nossa perspectiva de investigação se aproxime da pós-estruturalista, no sentido de apostar na proposta de desconstrução como possibilidade de novos olhares para a Educação, queremos neste evento abrir espaço para o debate teórico e o que representa de riqueza de análise essa diversidade de perspectivas. Isso significa dizer que as reflexões, análises e participação dos grupos de estudos e de pesquisas possibilitará a todos e todas praticar um certo tipo de subversão ao pensar as relações entre imagens, escolas, subjetividades e cultura. Trata-se de reforçar o olhar para as condições de emergência num convite a pensar como as coisas acontecem, como se constitui isso que chamamos de “realidade” e como nós nos tornamos isso que nós somos.

 

Com a organização deste Encontro queremos iniciar na UFJF um ciclo de debates e trocas entre pesquisadores que trabalham com as questões de pesquisa em Arte, Cultura Visual e Educação. A ideia é que a cada dois anos este evento volte a acontecer, buscando congregar pesquisadores/as brasileiros/as e de outras nacionalidades, concretizando-se como oportunidades de intercâmbios e enriquecimentos para o trabalho científico. Neste primeiro encontro, queremos fortalecer esse compromisso, buscando reunir um número significativo de trabalhos acadêmico-científicos em torno das discussões que envolvem Arte, Cultura Visual e Educação. Queremos também investir em algo novo: a divulgação e circulação de outras formas de trabalhos e produções no campo da cultura que tenham como centro tais temáticas.

 

 

bottom of page